quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sustentabilidade no Escritório

Você já pensou em tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável? Com pequenas mudanças de hábito, você pode fazer um bem enorme tanto para sua saúde quanto para o planeta. Como se trata de mudança de hábito, o processo pode não ser fácil, mas se fizer o que estiver ao seu alcance, já é um bom progresso.



Para começar bem o dia, você talvez possa deixar o carro na garagem e usar outra alternativa de transporte. Uma boa caminhada se seu local de trabalho não fica muito longe de casa (acorde mais cedo, calce o tênis e, caso use, leve o sapato de salto numa sacolinha), combinar carona com os colegas, esquematizar um rodízio, pegar metrô ou ônibus (se realmente for viável) ou mesmo ir pedalando. Caso você trabalhe num edifício comercial, você pode sugerir, junto aos outros condôminos, a viabilização de um vestiário coletivo, assim você poderá tomar um banho depois da caminhada ou depois de pedalar e estará pronto (a) para mais um dia de expediente.

Na sua sala de trabalho, só acenda as luzes se for realmente necessário. Lembre-se que a luz solar pode ser aproveitada e é de graça. O mesmo vale para o ar condicionado. Só refrigere a sala se realmente estiver com calor, ou abra as janelas para receber a brisa fresca da manhã.

E quanto ao lixo gerado, que tal reduzi-lo? Imprima documentos o mínimo possível. E quando o fizer, use papel reciclável, imprima na frente e no verso da folha e não jogue fora indevidamente papéis obsoletos. Use-os como rascunho ou descarte-os para reciclagem, separados do lixo comum. O mesmo vale para outros resíduos recicláveis, como metais, plásticos e vidros. Caso não haja, organize junto aos seus colegas o sistema de coleta seletiva no prédio.

Continuando na redução do lixo gerado no seu ambiente de trabalho, leve seu copo e sua xícara de casa e pare de usar descartáveis. E para os visitantes, os copos descartáveis de papel são uma boa opção.

Outras mudanças podem ser feitas se todos se envolverem, principalmente a Alta Direção: trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas eco eficientes, trocar as descargas tradicionais de vaso sanitário pelas de dois acionamentos, as torneiras comuns pelas automáticas, a geladeira comum pela geladeira ecológica, o enfeite artificial da sua sala por uma planta natural (muito mais charmoso) e trocar o telhado tradicional sem graça por um telhado verde. Além da climatização natural que ele oferece ao ambiente, o uso do telhado verde ou ecológico cria um espaço de relaxamento e uma atmosfera agradável para os funcionários, na hora do cafezinho. Quem trabalha feliz, produz mais.

E quando for embora, apague as luzes, o computador, molhe sua plantinha e desça as escadas, evite o elevador, se possível. Propondo essas mudanças, ganham sua saúde, o meio ambiente e o moral com seu (sua) chefe.

Fonte: http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/sustentabilidade-no-escritorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário