terça-feira, 28 de outubro de 2014

Assista gratuitamente mais de 800 videoaulas online da USP através do Portal e-Aulas


por Guilherme Santos para http://www.automacaoindustrial.info/
A USP (Universidade de São Paulo) é sem dúvidas uma referência em educação superior de qualidade tanto no Brasil quanto no exterior. Para conseguir ocupar uma das vagas oferecidas pela instituição, o candidato deve passar por um rigoroso e concorrido exame de seleção. Infelizmente, nem todos possuem condições adequadas para se preparar satisfatoriamente para isto. E uma das principais razões é falta de investimento em educação pública por parte do Estado.
Entretanto, hoje vamos falar sobre uma iniciativa da USP que tenta diminuir estas diferenças e disseminar o conhecimento a qualquer pessoa que esteja interessada em aprender. Trata-se do Portal e-Aulas USP, um serviço que disponibiliza mais de 800 videoaulas gratuitas produzidas pelos professores da universidade.
Como já acontece em outras universidades internacionais de grande reconhecimento – tais como Harvard, Stanford, MIT e Princeton – a disponibilização de videoaulas gratuitas na internet é uma ferramenta fundamental na democratização ao conhecimento. Idealizado pelo Professor Gil da Costa Marques, que é Superintendente de TI da USP, o serviço também contou com o apoio da Professora Regina Melo Silveira, da Escola Politécnica – EPUSP, para sua implementação.
Apesar de não oferecerem nenhum tipo de certificado ou vínculo com a USP, como no caso desta lista de cursos online que citei anteriormente, algumas videoaulas da área de exatas podem ser especialmente interessantes para estudantes e profissionais de automação industrial e instrumentação, pois constituem conteúdo base para diversas outras disciplinas especificas. Entre elas, recomendo as seguintes:

Matemática

  • [PLC0001-1] Fundamentos de Matemática: Propiciar uma revisão de tópicos de Matemática da Escola Básica. Promover o estudo da variação de uma grandeza em relação à variação de outra grandeza: a idéia de função. Introduzir o conceito de taxa de variação média e instantânea: a derivada de uma função. Estudar algumas técnicas do Cálculo e as aplicações clássicas do Teorema do Valor Médio. Discutir o problema do cálculo de áreas. Introduzir o conceito de integral definida e estudar o Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações. Estudar algumas técnicas de integração e introduzir a noção de equação diferencial.
  • [PLC0016-1] Fundamentos de Matemática II: Introduzir conceitos fundamentais das ciências como funções de muitas variáveis, e campos. Ênfase será dada aos campos vetoriais uma vez que tal conceito permeia toda a mecânica e o eletromagnetismo.

Estatística

  • [PLC0027-1] Introdução aos Fundamentos de Estatística: Apresentar os fundamentos de estatística descritiva. Introduzir conceitos matemáticos relacionados à análise e interpretação de dados biológicos expressos na forma numérica. Construir habilidades dos alunos que permitam expressar e interpretar dados biológicos na forma numérica e gráfica. Capacitar os alunos a explorar resultados de experimentos, mensurações e contagens de variáveis relacionadas a populações, fenômenos biológicos e resultados de experimentos simples.

Física

  • [PLC00002-1] Dinâmica do Movimento dos Corpos – I: Propiciar ao estudante uma visão abrangente da mecânica no que tange aos movimentos dos objetos puntiformes e dos corpos rígidos. Especial atenção é dada ao conceito de energia e a teoria da gravitação.
  • [PLC0002-2] Dinâmica do Movimento dos Corpos – II: Propiciar ao estudante uma visão abrangente da mecânica no que tange aos movimentos dos objetos puntiformes e dos corpos rígidos. Especial atenção é dada ao conceito de energia e a teoria da gravitação.
  • [PLC0003-1] Estrutura da Matéria: Introduzir o conceito microscópico a matéria e como estes constituintes estão relacionados com as propriedades macroscópicas do universo ao nosso redor. Demonstrar a constituição atomística da matéria, como um dos grandes feitos científicos que nos permite explicar o universo ao nosso redor do ponto de vista não mecânico. Introduzir o conceito de ligações químicas, e a necessidade da visão quântica da matéria. Introduzir os constituintes atômicos: elétrons e núcleo, desenvolver o conceito de decaimento nuclear e explicar toda sua importância para a evolução do universo. Introdução aos sólidos e as transições de fase na matéria.
  • [PLC0004-4] Luz e Ondas Eletromagnéticas: Oferecer ao estudante visão abrangente das ondas eletromagnéticas – origem, propagação, interação com a matéria e importância. Atenção especial é dedicada à parte visível do espectro.
  • [PLC0012-1] Eletromagnetismo: Dar uma visão, a mais ampla possível e a partir de conceitos fundamentais e da estrutura da matéria, do eletromagnetismo nas ciências. Ênfase será dada à ciência dos materiais, às ciências atmosféricas, da vida e do Universo.
  • [PLC0007-1] Evolução das Ciências: Natureza dos Conhecimentos Científico, Filosófico e do Senso Comum: Discutir e mostrar a natureza do conhecimento científico em comparação com o filosófico e o senso comum por intermédio da história das ciências e da epistemologia.
Podemos esperar que este acervo de vídeo aulas aumente em breve, pois a própria instituição oferece apoio aos professores que desejarem produzir e publicar suas aulas no portal.
Fonte: http://www.automacaoindustrial.info/assista-gratuitamente-mais-de-800-videoaulas-online-da-usp-atraves-do-portal-e-aulas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário