quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sustentabilidade possível: como criar boas práticas no escritório

Atitudes simples podem gerar economia e melhorar o ambiente do escritório
Não existe nada mais difícil do que mudar um hábito, certo? Se você duvida disso, tente convencer aquela sua colega de trabalho, que devora diariamente um bombonzinho após o almoço, a deixar de comê-lo. Parece impossível? Pois saiba que será quase ou tão difícil quanto fazê-la desligar o computador antes de deixar o escritório, ou ainda, passar a usar uma caneca no lugar dos copos descartáveis.
Não é culpa de nenhuma empresa encontrar dificuldades na hora de implementar boas práticas desustentabilidade. A culpa é do hábito, que nos causa uma falsa sensação de conforto e por isso, é tão difícil abandoná-los.
Se a sua intensão é investir em boas práticas de sustentabilidade no meio ambiente de trabalho da sua empresa, ai vai a primeira dica: não se muda hábitos a partir de regras ou proibições. É preciso criar ações de engajamento, que despertem a atenção do funcionário para o propósito daquela ação. Em outras palavras: esqueça de comprar aquele monte de folhas recicláveis e espalhar pela empresa avisos do tipo “desligue o computador ao sair” ou “não utilize copos de plástico”. Acredite, esse tipo de política só vai gerar mais resíduo para o mundo, ainda que esse resíduo seja papel reciclável.
Como produzir engajamento?
Se não existir envolvimento do funcionário com as ações, será muito difícil fazer com que o seu meio ambiente de trabalho se torne mais sustentável. Por isso, a insustentabilidade deve ser analisada pelos diversos angulos e ter como foco as ações dos funcionários e não os efeitos para a empresa.
Separamos algumas dicar que podem ajudar a produzir engajamento e tornar a sustentabilidade uma prática possível para o seu meio ambiente de trabalho.
(i)                 Caronas:  Diariamente, boa parte de seus funcionários deve chegar estressado por conta do trânsito. Então, porque não estimular dentro da sua empresa um sistema de caronas? Esse “sistema” pode ser montado a partir de uma simples planilha, ou ainda, você pode contar com o auxílio de sites especializados, como o Caronetas ou o Djengo, que possuem uma rede de caroneiros e diversos mecanismos para mudar o hábito de muitos funcionários.
(ii)               Material de escritório:  Que tal incentivar seus funcionários a se desfazerem do material de escritório que não usam? Lápis, canetas, borrachas… certamente há muitas delas abandonadas em muitas mesas sem qualquer uso. Além de atentar para a questão do consumo consciente, o escritório terá certamente uma boa economia na aquisição desse tipo de material tão necessário e tão desperdiçado.
(iii)             Papel: Com certeza o desperdício de papel é um dos grandes problemas de todo escritório. Então, incentive seus funcionários a reutilizarem as folhas. Como? A partir de um simples clip, é possível construir um bloco de anotações que ajuda a organizar as atividades do dia a dia, além de evitar que muitas folhas ainda utilizáveis tenham como destino certo o lixo.

Como estimular?
Que tal mostrar que valores economizados pelo escritório com a adoção com boas práticas pode ser revertido em benefícios para seus funcionários? Jogos ou gincanas também são bem vindas. A criatividade no final, pode ser um caminho. Do bem.
Fonte: Redação Ambiente Legis
http://www.ambientelegis.com.br/sustentabilidade-possivel-como-criar-boas-praticas-no-escritorio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário